top of page

Enigmas de Alice Ricci têm só até sábado para serem desvendados


Vermelho e Azul. 2015.

Alice Ricci parece estar sempre ocultando algo para revelar outra coisa. Esta é uma chave de entendimento para Grifos, exposição composta por dez obras em cartaz no Alpharrabio até sábado, 2 ,e primeira do projeto "Arte Contemporânea para o Alpharrabio".


Visitar a exposição é mais um exercício intelectual do que emociona, afinal suas obras não pedem nem devolvem deslumbramento. Algumas partem de jogos e passatempos, como os caça-palavras, cujo objetivo é descobrir aquilo que está oculto,para nos frustrar, não tanto por não terem uma imagem encantadora, mas mais por que esse jogo está fadado ao insucesso. Procurar pelo significado que as letras ou palavras insinuam em suas obras é um jogo perdido. Em vermelho e Azul, por exemplo, Ricci pinta as letras das páginas de um livro e expõe seu verso, de modo que vemos apenas as manchas que atravessaram o papel. Há uma mutação, da palavra para a imagem e da literatura para a arte visual . A artista, assim,nos desorienta e nega toda possibilidade de leitura e interpretação para nos impulsionar a ir em busca de uma nova fronteira, ou um “novo conhecimento” ,como diz a curadora Cristina Suzuki no texto de apresentação da exposição.


Há algo de transcendente ou até místico nessa empreitada esvaziada de emoção ou deslumbramento. Como na busca pela espiritualidade nas religiões orientais, a revelação vem da negação e do esvaziamento do ego. É preciso estar disposto a não mais procurar pare encontrar a verdade por detrás da superfície. Só aí reside o encantamento. É o que parece nos dizer uma obra como "Nada", que com sua cor fosforescente, faz com que as palavras percam o sentido, sem embaralhe em nossa vista e sejamos tragados para outra coisa completamente diferente, para outro lugar.


Grifo, aliás, é sinônimo de enigma, nos lembra Suzuki.


Grifos

Alpharrabio Livraria e Editora

R. Eduardo Monteiro 151, Jd. Bela Vista

Tel: (11) 4438-4358

Horário: Seg. a sex.: 13h às 19h. Sáb.: 9h30 às 13h

Até 04/06

Ingr. Grátis

bottom of page