top of page

Série de eventos celebra 70 anos de Dalila Teles Veras,figura chave na cena cultural andreense


Foto: Cecília Camargo


Teatro, roda de bate-papo,intervenções, lançamento de livro e leituras , tudo isso compõe o ciclo de atividades “Ocupação 70 - – a vida em verso de Dalila Teles Veras” em cartaz no Alpharrabio Livraria a partir desta sexta, 15 e que vai até o sábado seguinte, dia 23. A ideia é homenagear os setenta anos de idade uma das mais importantes poetas da região, Dalila Teles Veras, que é também cronista, livreira e ativista cultural .


A mostra começa às 20h da sexta-feira com a intervenção cênica “DA viagem à LILA”, com o grupo Pontos de Fiandeiras. O objetivo é fazer uma releitura teatral dos poemas e memórias de Dalila. Antes, porém, os presentes irão ocupar o muro externo do espaço cultural colando lambe-lambes comemorativos com reproduções de poemas de autoria da poeta.


Na terça-feira, 19, também às 20h, é a vez de “A Memória no processo criativo”, roda de bate-papo em que o público poderá conversar com Dalila e o dramaturgo Luís Alberto de Abreu. No sábado, 23, às 11h, ocorre o lançamento antologia “SETENTA anos, poemas, leitores”. O livro seleciona poemas pinçados por amigos e leitores dentre os quinze títulos publicados ao longo de trinta e quatro de carreira de Dalila. Haverá leitura de parte da obra.


Portuguesa de Funchal, capital da Ilha da Madeira, Dalila veio para o Brasil com os pais e dois irmãos mais novos em 1958, aos 12 anos de idade. Ao descer do navio Santa Maria, no porto de Santos, já trazia consigo o gosto pela leitura e o amor pela língua portuguesa que iriam lhe ditar os caminhos no futuro. Em 1972 casa com um brasileiro, o advogado Valdecir Teles Veras, muda-se de Santana para Santo André e abandona o emprego de secretária na TRW, em São Bernardo.


A partir dos anos 80 envolve-se com o universo cultural andreense, ainda incipiente, e ajuda a criar o grupo Livre Espaço de Poesia. Publica revistas e escreve para jornais. Na década de 90 funda uma livraria, o Alpharrabio, que é também editora, café e espaço cultural e passa a exercer profunda influência sobre o panorama cultural da cidade.


Ocupação 70 – a vida em verso de Dalila Teles Veras

Dias 15, 19 e 23

Local: Alpharrabio Livraria

Rua dr. Eduardo Monteiro, 151 , Jardim Bela Vista. Santo André

F. 4438-4358

www.alpharrabio.com.br

GRÁTIS



bottom of page