top of page

Curso Hitchcock continua com filmes seguidos de aulas sobre a obra do diretor inglês



A segunda parte do ciclo dedicado Alfred Hitchcock exibe entre 16 e 30 de julho mais três filmes do diretor, “Sabotador”, “A Sombra de uma Dúvida” e “Quando Fala o Coração”, seguidos de aulas com Milton Bíscaro, professor de História da Imagem da Escola Livre de Cinema e Vídeo (ELCV). As exibições , gratuitas, são sempre aos sábados, às 19h.


Conhecido como o “mestre do suspense”, Hitchcock não pode ser reduzido apenas ao domínio completo que exerceu sobre esse gênero cinematográfico. Como bem percebeu a geração dos “jovens turcos”, críticos da revista Cahiers du Cinema nos anos 1960 como François Truffaut, Jean Luc Godard e Jacques Rivette (que depois formariam a nouvelle vague)o diretor inglês fazia muito mais que divertir o público, ele era um profundo conhecedor da alma humana. Seu cinema versa quase sempre sobre a falsidade da aparência. Não à toa é ela quem leva personagens, e o próprio público, a julgamentos equivocados. Nesse cenário a transferência de culpa é um traço marcante e a figura do inocente que busca provar sua inocência ganha relevo. As aparências,enganosas sempre, se voltam contra o homem, ainda que os personagens hitchcockianos não sejam jamais imaculados, isentos de toda culpa (vilania e heroísmo convivem com frequência em seus personagens). O universo da verossimilhança(o cinema!),para Hitchcock, é o oposto da verdade. Há então o embate entre corpo e alma, culpa com a inocência, aparência e verdade.


A verdade, aliás, só será alcançada a duras penas, quando houver a perfeita coincidência entre a imagem e a coisa em si.


Dia 16/07

SABOTADOR , 1942, Pb, 109 Min, EUA.

No tema preferido de Hitchcock, o do inocente acusado injustamente, um operário de uma fábrica de aviões testemunha um bombardeio por um agente nazista e passa a ser acusado pelo atentado. Para François Truffaut, o clássico Intriga Internacional é uma espécie de remake deste filme. Atenção para a sequência na estátua da liberdade, onde as noções de herói e vilão vão por água abaixo.


Dia 23/07

A SOMBRA DE UMA DÚVIDA , EUA, 1943, PB, 108 min.

Conhecido como o filme preferido de Hitchcock, ainda que ele tenha relativizado essa afirmação, é tido por muitos como um de seus melhores filmes. Tio e sobrinha partilham do mesmo nome, Charlie , mas não é só isso que os unirá intimamente ao final do filme.


Dia 30/07

QUANDO FALA O CORAÇÃO , EUA, 1945, PB, 111 Min

Um suspense psicanalítico , ou“ primeiro triller psicotraumático, nas palavras de Nathalie Bondil Poupard, tem a famosa sequência de sonho criado por Salvador Dali.

Local: Auditório Heleny Guariba Praça IV Centenário, s/n Centro

GRÁTIS


bottom of page